quarta-feira, 8 de junho de 2011

Os estádios dos irmãos, ou "Las canchas de los hermanos"!

Em minha viagem para os países dos “hermanos” pude conhecer três estádios, cada um com seu charme e detalhe.
Vou apontar aqui, algumas coisas que notei em cada um:

La Bombonera: este estádio é do Boca Juniors, da Argentina.
Conhecido por ser um caldeirão, devido a sua forma de caixa, é emocionante, e a torcida fica bem perto do campo.
Situado em um bairro pobre, mas perto de um dos maiores pontos turísticos de Buenos Aires, “El Caminito”, lá, você tem contato com a história antiga do país.
Vale a pena conhecer seu “tour” pelo museu e pelo campo. Os guias, geralmente, falam português.

Monumental de Nuñes: estádio do River Plate, da Argentina.
Este já possui uma estrutura invejável, tanto para os torcedores, quanto para os jogadores do River e time adversário.
Seu museu é bom, porém, um pouco cansativo. Lá, não vão muitos brasileiros. Pelo menos, quando eu fui, só tinha eu e mais 3 pessoas (que no caso, foram comigo).
O que pudemos notar também, são os pontos cegos no estádio, e isso é uma característica que pudemos ver nos dois estádios de Buenos Aires.

Centenário: estádio público, situado na cidade de Montevideo, Uruguai.
Para mim, este foi o mais emocionante de todos!
Além de pisar no estádio em que, foi realizada a primeira Copa do Mundo, o seu “Museu do Futebol” é um banho de história.
Apesar de estar um pouco descuidado, a elegância deste estádio é indiscutível... é imponente, enorme! Que, se reformado, poderia comportar, facilmente, umas 100 mil pessoas.
E um detalhe que me deixou boquiaberta! Ele foi construído em 8 meses!!! Isso mesmo... um estádio para 75 mil pessoas foi construído em menos de 1 ano, viu Sr. Andrés...

Outra coisa que tenho que compartilhar com vocês. Quando estávamos saindo da Argentina, e chegando no Uruguai, encontramos a torcida do Peñarol indo para o jogo do contra o Velez, na semi final da Libertadores.
Uma torcida linda! Não paravam de cantar 1 minuto! Vão fazer barulho contra o Santos viu...

Bom pessoal, é isso... Dica cultural e futebolística da Lulú!!!



2 comentários: